O cinema é uma arte que se faz apreciar de diversas formas. Este é um filme impecável, de visual caprichadíssimo, que traz um excelente suspense psicológico à medida que faz a conexão entre as histórias.
O diretor optou por fazer narrativas entrelaçadas e alguns fatos são deixados para a conclusão do espectador. Este é um recurso muito interessante, pois permite que cada um saia com a “sua” versão da história. Muita gente fica ansiosa querendo aprisionar a trama de uma vez e deixa de se entregar à viagem a que o filme nos conduz.
Esteticamente perfeito, o filme de Tom Ford, aquele do mundo da moda, é um soco no estômago, mas é maravilhoso. Em meio a muitas outras coisas, mostra a distância abissal entre a mentalidade do habitante das grandes cidades e do interior americano. Fica nítida a extensão da violência reprimida, o imenso contingente de pessoas que vivem à margem do “sistema”, a força dos preconceitos arraigados que resistem a todas as leis que tentam aboli-los. Uma nação de contrastes talvez irreconciliáveis, expostos recentemente pela eleição de seu atual presidente.
Uma aula de cinema, imperdível!